AYURVIDA CORAÇÕES CONECTADOS AYURVEDA ABHYANGA SHIRODARA PINDA SWEDA YOGA SURYA NAMASKAR SURYA NAMASKAR SURYA NAMASKAR CONSTELAÇÕES FAMILIARES CONSTELAÇÕES FAMILIARES

"A saúde é um presente inestimável".

Loading...

PROGRAMAS DE REJUVENESCIMENTO

sombra titulo

Panchakarma e Shamana

Rejuvenescimento e Desintoxicação

Ayurveda, a ciência da vida, é a tradicional medicina indiana, que surgiu há mais de 5.000 anos, com objetivo de equilibrar o ser humano e deixá-lo não só livre de doenças, mas também em estado de paz mental, psicológica, física, social e espiritual.

Dentro dos ensinamentos da medicina ayurvédica, existem diversas formas de alcançar o equilíbrio por ela proposto. Isto pode ser feito através de procedimentos de desintoxicação do organismo ou panchakarma, procedimentos de pacificação ou shamana, uso da alimentação adequada para cada biótipo, adoção de estilo de vida adequado e equilíbrio da mente e corpo através de meditação, técnicas de controle da respiração, posturas corporais e outros.

Segundo a medicina ayurvédica, os estados emocionais, o estilo de vida, a alimentação inadequada, o ambiente e outros fatores produzem o acúmulo de doshas (vata, pitta e kapha) e de toxinas, levando ao desequilíbrio do organismo e à possibilidade de surgimento de várias doenças.

Aplicando técnicas milenares que propiciam o rejuvenescimento ao nível celular, tonificação, imunidade e beleza. Tudo isso em um ambiente de paz, em harmonia incluindo as constantes práticas de yoga e meditação, com a coordenação do terapeuta Mário Lúcio Silva.

Panchakarma - Desintoxicação profunda

Tradicionalmente Panchakarma, em Sânscrito, quer dizer cinco (pancha) ações (karma). Trata-se de técnica milenar de desintoxicação profunda praticada periódicamente para manutenção da saúde e longevidade. É indicado somente por especialistas na área, terapeutas e médicos que seguem a visão da Ayurveda. É necessário um diagnóstico clínico cuidadoso e um preparo adequado para se submeter ao Panchakarma. O processo de determinação do procedimento inicial bem como a seqüência dos demais está na dependência do quadro de saúde do cliente. As cinco ações de desintoxicação (descritas logo à frente):

  • Karma 1: Vamana – Limpeza do estômago
  • Karma 2: Virechana – diarréia terapêutica
  • Karma 3: Basti – enemas para limpeza do cólon
  • Karma 4: Nasya – limpeza nasal
  • Karma 5: Raktamokchana – purificação do sangue
  • Cada técnica tem suas indicações e contra-indicações. O período de preparação também tem características peculiares a cada procedimento. Durante o Panchakarma o cliente é acompanhado pelo Mário Lúcio e outro terapeutas de suporte no sítio.

    Essa foi uma descrição tradicional do processo, agora, em Patos inserimos algumas adaptações e outras técnicas que potencializam o processo e o torna extremamente prazeiroso, Inserimos a consciência de E.V.H. ( educação em valores humanos), a acupuntura, a consciência ecológica, o Reiki, as Constelações Familiares e as Rodadas Terapeutias, esses elementos de suporte você não irá encontrar em nenhum outro programa.

    Na dinâmica do trabalho é realizada uma avaliação prévia para o trabalho e ele se inicia 5 dias antes do retiro terapêutico no sítio, enviamos as ervas e chás preparatórios para as limpezas corporais, essas são específicas para cada pessoa, afinal, os 5 dias de retiro são insuficientes para a realização dos 5 Karmas. Durante o retiro, cada participante terá acesso às terapias conforme seu tratamento, procuramos equilibrar a quantidade de terapias para todas as pessoas, mas, algumas poderão receber uma quantidade maior ou menor de determinada terapia em relação outro participante, normalmente temos uma média de 8 cuidados diários, incluindo as rodadas terapêuticas, acupuntura, shila abhyanga (pedras quentes) e reiki.

    Nosso cuidado aqui é para não saturar o participante por excesso de cuidados e não por falta deles.

    O efeito pode ser sentido de forma imediata assim como poderá sentir uma diferença sutil somente ao longo de meses. O resultado varia conforme o metabolismo basal, estado de intoxicação, a qualidade do período de preparado, a efetividade do procedimento e os cuidados posteriores. Pessoas com metabolismo mais lento tendem a respostas sutis e à longo prazo. Já aquelas que têm alto metabolismo poderão ter percepção imediata das mudanças.

    A durabilidade dos efeitos positivos tende a ser diretamente proporcional aos novos hábitos adotados. Por isso enfatizo que esta é uma técnica para pessoas determinadas e que realmente estão escolhendo aderir firmemente a hábitos que lhes tragam saúde e vitalidade.

    O resultado à longo prazo, pode ser maior tempo de vida com saúde, disposição, vitalidade e alegria. No oriente e em toda Europa esta técnica é conhecida por seu potencial de rejuvenescimento. Já na antiguidade os sábios meditantes a utilizavam para ter vida longa e buscar a iluminação.

    Shamana - Bem estar e Rejuvenescimento

    A palavra shamana significa pacificar e um dos objetivos do programa é pacificar os estados dos doshas acumulados e a formação de toxinas antes que o processo da doença apareça. Pacificando o corpo e a mente, é possível aumentar a capacidade antioxidante do corpo, promovendo o funcionamento adequado das células e rejuvenescimento do copo e da mente.

    No programa shamana, bem estar e rejuvenescimento, o participante receberá tratamentos com óleos mornos medicados com ervas, massagens corporais e faciais, máscaras de beleza, aulas de yoga, além de alimentação e rotina diária adequadas para que ele sinta-se revigorado, relaxado, livre do excesso de toxinas e equilibrado de acordo com sua constituição original.

    Todos os procedimentos visam principalmente reequilibrar o organismo, aplicando técnicas que propiciam o rejuvenescimento a um nível celular. Além disso, diversos procedimentos de beleza serão aplicados, tudo baseado nos tradicionais tratamentos ayurvédicos de kerala na índia.

    Nossa programação em 8 passos:

    1. 1. Alimentação ayurvédica
    2. 2. Tratamento suporte: abhyanga, shirodhara, swedana, nadi sweda, pinda sweda, kati basti, shilla abhyanga, suchikarma, lepanas, geoterapia, escalda-pés e garshana.
    3. 3. Programação de equilíbrio de seu dosha – dois a três procedimento.
    4. 4. Todos os oléos e chás utilizado no tratamento e pós-tratamento.
    5. 5. Aulas diárias de yoga.
    6. 6. Aulas sobre a filosofia do ayurveda, do yoga e dos valores humanos.
    7. 7. Grupo de constelações familiares.
    8. 8. Atendimento de retorno nos nossos espaços terapêuticos em Patos de Minas, Belo Horizonte ou outra cidade que estivermos atendendo.
    

    PARCEIROS

    CANAL AYURVIDA

    VT Ayurvida Terapias Nat...


    Parte 1 - Programa Encon...


    Parte 2 - Programa Encon...


    Parte 3 - Programa Encon...