AYURVIDA CORAÇÕES CONECTADOS AYURVEDA ABHYANGA SHIRODARA PINDA SWEDA YOGA SURYA NAMASKAR SURYA NAMASKAR SURYA NAMASKAR CONSTELAÇÕES FAMILIARES CONSTELAÇÕES FAMILIARES

"A saúde é um presente inestimável".

Loading...

TERAPIAS AYURVÉDICAS

sombra titulo

No sentido geral a terapia Ayurvédica proporciona: Rejuvenescimento (melhora na pele), realinhamento das estruturas óssea e muscular, aumento da auto-consciência, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e conseqüente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, reequilíbrio dos chakras, atuação nos sete corpos sutis, maior mobilidade das articulações e possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.

Serão utilizados óleos terapêuticos confeccionados pelo próprio espaço Ayurvida, são óleos à base de girassol e ervas medicinais de acordo com a constituição ayurvédica de quem for atendido, classificados como tipo: Vata, Pita e Kapha.

Recomendamos o uso de biquíni e sunga bem como a necessidade de se ter um espaço de pelo menos 30 min entre a terapia e as refeições.

Abhyanga: Massagem ayurvédica se compõe de uma seqüência fixa de movimentos, onde se observa o mapeamento dos marmas corporais (pontos físicos que se acumulam toxinas), nestes pontos é realizada a acumpressão (pressão com a ponta dos dedos) para que se possa liberar toxinas e impurezas e assim, serem conduzidas aos órgãos de eliminação através dos movimentos de massoterapia.

Garshana: Esfoliação corpórea com uma mistura de sal grosso e cânfora, utiliza-se luvas de seda com movimentos de fricção do tórax para as extremidades, não se esfolia a cabeça. A direção dos movimentos também obedece a linha dos nadis corporais. Após todo o processo, recomenda-se um banho com ervas aromáticas.

Hrydibasti: Saúde para o coração. Prepara-se uma massa para ser modelada em forma de copo sobre o ponto central do peito, correspondente à glândula timo, chamado na Ayurveda de hryraneagarpen, sendo o fundo a própria pele. Dentro do copo, se insere um óleo com propriedades especiais para combater angustia e questões emocionais. O óleo é mantido quente pelo terapeuta.

Netra Basti: Prepara-se uma massa que é modelada na região dos olhos em forma de copo, que é preenchido com ghi medicado em triphala. O óleo é mantido morno pelo terapeuta. Os efeitos que se esperam alcançar é a nutrição dos olhos, regularização das funções hepáticas e diminuição do dosha pita.

Pinda Sweda: Procedimento de massagem corporal realizado com “trouxinhas” de ervas aquecidas em óleo medicinal. Tem grande efeito rejuvenecedor, melhora dos tecidos e grande auxiliar no tratamento de artrite e articulações em geral. Estas "trouxinhas" são utilizadas para massagear todo o corpo. Sua aplicação é indicada para casos de dores corporais, dificuldades articulares, artrite óssea, artrite reumatóide; é um potente tratamento para nutrição corporal com efeito de anti envelhecimento, rejuvenescedor e melhora dos tecidos.

Udwarthana: Terapia manual, segue os movimentos tradicionais da abhyanga com a diferença na pouca quantidade de óleo utilizado e na aplicação de um pó secante nas regiões manipuladas. Sua indicação está na remoção de excesso de líquidos subcutâneos e estimulo à redução de peso. Tem efeito esfoliante menos intenso e é muito eficaz na remoção de toxinas.

Nasya: Limpeza das vias aéreas, consiste em uma seqüência de massagem, aplicação de calor, aplicação de óleo e limpeza, realizadas necessariamente nesta ordem. São realizadas duas massagens, uma na face visando estimular os seios paranasais e outra na região cervico-toráxica com o objetivo de se desprender muco dos pulmões. Ambas, com aplicação de calor através de bolsas quentes ou swedana. Após as massagens e calor, o terapeuta irá inserir óleos especiais para equilibrar o dosha que está sendo cuidado. Ao final, se realiza uma limpeza completa dos mucos presentes nas vias aéreas.

Katibasti: Prepara-se uma massa que é modelada na região lombo-sacral em forma de copo, que é preenchido de óleos medicinais com propriedades anti-inflamatórias e nutritivas. O óleo é mantido morno pelo terapeuta. Seu efeito está na remoção de dores, restauração dos tecidos lesados por inflamações.

Alinhamento dos chakras: Técnica sutil onde o terapeuta utiliza pedras e pêndulo devidamente orientados sobre cada chakra corpóreo, o objetivo é realinhar os centros energéticos corporais. Banho de Ervas Aromáticas: Banho terapêutico o qual se utiliza de ervas com propriedades calmantes e energéticas.

Escalda Pés ou Pada Abhyanga: 15 minutos de escalda-pés seguidos de massagem nos pés, que possui vários pontos refletindo o corpo. Reestabelece o equilíbrio, a energia e relaxa profundamente. Muito indicada para quem trabalha de pé.

Geoterapia: Aplicação de argila hidratada em regiões corporais específicas. A hidratação é feita em chá medicado com ervas correspondentes ao tratamento realizado. O tratamento ocorre em sessões de 2 horas, a quantidade de sessões é de acordo com o indicado pelo profissional. A argila é eficaz no tratamento da dor e tem propriedades medicinais anti-inflamatórias.

Ventosa terapia: Técnica que utiliza da aplicação de um “vácuo” gerado dentro de um copo de acrílico sobre a pele. Este “vácuo” vai estimular a vaso-dilatação e aumentar a circulação sanguínea periférica, o que promove a remoção de dores e desconfortos corporais.

Lepana: Corresponde a um emplasto composto por ervas anti-inflamatórias, é aplicado externamente sobre as regiões que necessitam de cuidados, especialmente as articulações.

Shirodhara: Shirodhara é palavra sânscrita que traduzindo para o português entende-se como "fluxo continuo na cabeça", onde "shiro" - significa cabeça e "dhara" - significa fluxo contínuo. Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar ,através da shirodhara, um potente tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através da shirodhara.

Swedana ou Sauna ayurvédica tradicional: Acontece dentro de uma caixa onde o individuo permanece sentado com a cabeça de fora através de um orifício. A vaporização é feita por meio de um aparelho próprio.

Nadi Sweda: Trata-se da aplicação de vapor herbal em regiões especificas no corpo, indicado para a restauração dos doshas e ativação dos Nadis (canais energéticos). Para isso, utiliza-se de Sua aplicabilidade também se estende para pessoas com restrições à.

Shila Abhyanga: Massagem corporal e reequilíbrio energético através de pedras. Utilizando-se de pedras quentes e frias, o terapeuta massageia o corpo e trabalha diferentes pontos energéticos em desarmonia. A energia das pedras e a diferença de temperatura entre elas estimula o sistema circulatório e provoca respostas tanto sedativas como reenergizadoras. Suas reações fisiolólgicas e orgânicas auxiliam no tratamento de perda de peso, combate ao estresse e equilibram o sistema nervoso.

Kussum Modak: Técnica de massagem que utiliza a pressão das mãos e dos pés do terapeuta para aquecer a musculatura facilitando as manobras de alongamento mais intensas. Seu diferencial está justamente nos múltiplos alongamentos que se assemelham aos movimentos de Yoga. Pode ser realizada com aplicação de óleo de acordo com o dosha ou o pó de ervas.

Drenagem Indiana: Drenagem Linfática associada aos conceito de Ayurveda, promovendo não apenas resultados estéticos como também equilíbrio e bem-estar.

Vamana: Limpeza do estomago através do vômito. O paciente se submete a um programa que inclui dieta específica, ingestão de óleo medicado por um período de cinco dias, descansa o sexto onde recebe uma massagem abhyanga que auxilia o organismo a mobilizar impurezas e no sétimo acontece a eliminação através do vômito. Todo o processo é acompanhado pelo terapeuta e são utilizados chás que facilitam o processo, minimizando os desconfortos.

Virechana: Limpeza do intestino delgado. Da mesma forma que o vamana, também consiste em um programa de 7 dias, com dieta orientada, sendo 5 com a ingestão de óleo medicado, descanso no sexto com massagem e eliminação no sétimo. Ela se dá através de uma diarréia induzida com duração de aproximadamente 5 horas, onde, controla-se a desidratação com a ingestão de água após cada eliminação neste período. O objetivo é eliminar impurezas e pacificar pita.

Basti:Enema de limpeza e nutrição do cólon intestinal (especialmente para desequilíbrios do dosha vata) Considerado dentro do Ayurveda como mãe, ou a principal forma de procedimento terapêutico e mais importante de todos, limpa as toxinas e elimina o não aproveitamento de substancias acumuladas no corpo, indicado aos três doshas - Vata - Kapha e Pitta, especialmente equilibrando o dosha Vata. Basti é a administração de enema retal medicado (com ervas, óleo e outros produtos) e também altamente benéfico para tratamentos de rejuvenescimento. Este tratamento é eficaz em desordens neurológicas, paralisias, colites, constipação, desordens digestivas, obesidade, infertilidade entre outros.

Raktamokshana:Um valor é necessário. Limpeza do Sangue. A Ayurveda desenvolveu esta técnica para que ocorra a purificação do sangue e que, portanto, os metabolitos e nutrientes sejam carreados com eficiência pela corrente sanguínea. São administrados medicamentos através da ingestão de ghi e chá específico que promovem a liberação de toxinas presentes no organismo dentro da corrente sanguínea, o individuo posteriormente realiza a sangria ou doação de sangue para remover estas toxinas.